Coordenador : José Paulo Martins Junior
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389643.2199.101857.24022023
Departamento/Setor: GCP
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo do projeto são todas as pessoas interessadas em aprender sobre a política brasileira. De forma especial, nós vamos procurar atingir estudantes do ensino fundamental II e do médio da rede estadual das cidades do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Estudantes da rede privada, frequentadores de museus e centro culturais também serão atingidos ao longo do desenvolvimento do projeto.
Local de atuação: Escolas de ensino fundamental II e Médio Centros culturais Museus Casas Legislativas
Objetivo
O objetivo geral do projeto é levar aos cidadãos jovens e adultos um conhecimento sobre as instituições políticas brasileiras, sobre a cidadania, seus direitos e deveres, e sobre os direitos humanos. As principais temáticas e atores ligados a esses temas serão apresentados de forma acessível a partir de dinâmicas que envolvem ensino, pesquisa e extensão. São objetivos específicos do projeto: Objetivo Específico 1: Docentes e discentes do ICHF-UFF e demais interessados convidados devem desenvolver um panorama dos diversos temas da política brasileira considerados centrais para a compreensão do modelo de democracia do Brasil, para o exercício da cidadania, e para o entendimento dos direitos humanos como sendo para todos. Objetivo Específico 2: Produzir, a partir dos temas definidos no objetivo específico I, materiais didáticos atraentes, físicos e virtuais, com linguagem de fácil compreensão e uso. Desenvolver dinâmicas, jogos, vídeos e áudios sobre os temas selecionados. Esse material será utilizado nas atividades nas escolas e outros espaços e ficará disponível em redes sociais e plataforma de áudio e vídeo para que todos interessados possam ter acesso. Objetivo Específico 3: Os docentes e discentes de pós-graduação envolvidos no projeto irão atuar para formar discentes de graduação e pós-graduação do ICHF-UFF para atuar nas atividades do projeto. Esses discentes irão atuar na construção do material didático e serão os protagonistas nas atividades em escolas e outros espaços. Dessa forma, os discentes estarão engajados em atividades de pesquisa, ensino e extensão que devem contribuir para a redução da evasão. Objetivo Específico 4: As atividades que serão desenvolvidas também objetivam facilitar a compreensão do público-alvo a respeito dos processos e das instituições políticas nos diversos níveis de atuação (local, estadual, estatal, internacional) e em perspectiva comparada.
Resumo
Nos últimos anos o Brasil viveu um aprofundamento da polarização política. Com isso, aumentou o interesse da sociedade para as questões político-institucionais. Observamos que muito da discussão política é desprovida de qualquer conhecimento acerca de como funciona a disputa política no Brasil. Nesse sentido, acreditamos que o interesse por política deve ser acompanhado por um maior conhecimento das instituições políticas brasileiras. Com a colaboração de docentes e discentes, engajados em projetos de pesquisa e de ensino do departamento de ciência política e dos cursos de graduação e pós-graduação do ICHF-UFF, em parcerias que serão construídas, foi elaborado este projeto de extensão para contribuir no processo de formação política. A Universidade Pública tem compromisso com a formação da cidadania e o nosso objetivo principal com esse projeto é contribuir para a elevação do nível da formação política do público-alvo a partir do conhecimento adquirido em nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A proposta inicial é desenvolver estudos, com a participação de docentes e discentes do IFCH-UFF, em uma perspectiva interdisciplinar, relacionadas à formação político-cidadã. A partir desses estudos, será elaborada uma série de materiais didáticos, tais como podcasts, videoaulas, cartilhas e apostilas que servirão de apoio ao desenvolvimento das atividades de formação política em espaços públicos e privados. Essas atividades incluirão a realização de jornadas e palestras ministradas por estudantes do IFCH bolsistas do projeto com o apoio dos materiais elaborados que também estarão disponíveis online. Dessa forma, não só o público-alvo, mas pessoas interessadas poderão acessar esse conhecimento.